Maria Aparecida
pré-cozida
▪ Em uma panela, de no mínimo 10 litros, adicione toda a maniva pré-cozida. Ligue o fogo para iniciar o processo de cozimento.
▪ Adicione o mocotó, bucho, toucinho, chouriço, pé de porco, orelha de porco e deixe ferver o dia inteiro, mexendo de vez em quando para não queimar o fundo. À noite, desligue o fogo e desosse o mocotó.
▪ Continua a fervura. Em outro recipiente, coloque de molho as carnes salgadas para o processo de dessalgue durante o dia todo. À noite, refogue as carnes salgadas com cebola, alho e cominho (a gosto) e, em seguida, adicione essa mistura à panela de maniçoba, durante a fervura. Quando as carnes estiverem moles, desligue o fogo e deixe a maniçoba apurando o sabor durante a noite inteira.
▪ Após apurar os sabores, sirva acompanhada de arroz Zilmar.
▪ Pique as folhas de mandioca sem os talos e moa muito bem.
▪ Adicione a maniva moída em uma panela grande cheia de água.
▪ Cozinhe em fogo baixo por três dias.
▪ Mexa três vezes em cada período: de manhã, tarde e noite.
▪ Adicione sempre água para a massa não ressecar.
▪ Adicione o mocotó, bucho, toucinho, chouriço, pé de porco, orelha de porco e deixe ferver o dia inteiro, mexendo de vez em quando para não queimar o fundo. A noite, desligue o fogo e desosse o mocotó.
▪ Continue a fervura. Em outro recipiente, coloque de molho as carnes salgadas para o processo de dessalgue durante o dia todo. À noite, utilize cebola, alho e cominho (a gosto) para refogar as carnes salgadas e, em seguida, adicione o refogado à panela de maniçoba durante a fervura. Quando as carnes estiverem moles, desligue o fogo e deixe a maniçoba apurando o sabor durante a noite inteira.
▪ Após apurar os sabores, sirva acompanhada de Arroz Zilmar.