fbpx
a

Tem maniçoba para todos os gostos, o importante é não deixar de comer.

Sabe o famoso ditado “quem quer dá um jeito”? A receita da maniçoba vegana vem do Leonan Luz, de 24 anos, que mesmo não consumindo nada de origem animal, não pôde deixar de manter a tradição familiar de comer maniçoba no período do Círio de Nazaré. A adaptação do prato veio com pesquisas e alguns testes. Anota tudo direitinho, serve até 10 porções.

Leonan Luz

Ingredientes

1 kg de maniva

cozida durante 7 dias (ou comprar já cozida)

1/2 xícara de azeite

ou qualquer óleo de preferência

200g de proteína de soja

texturizada graúda

50g de Castanha-do-Pará

ou de caju, cruas e sem sal

1/2 buquê médio de couve-flor

cortado em ramos pequenos

100g de salsicha vegana

ou qualquer embutido vegano (ingrediente opcional)

1 pimentão

pequeno ou médio

Páprica defumada, açafrão, alho e sal

a gosto

1 tomate

1 cebola

a

Modo de Preparo

Hidrate a proteína de soja conforme indicado na embalagem do produto de sua preferência, após isso, refogue em um fio de azeite ou óleo junto com os raminhos de couve-flor e dois dentes de alho, sal, páprica defumada e suco de meio limão. Refogue por 5 minutos e reserve.

Em outra panela acrescente o restante do azeite e cozinhe a cebola, o alho, o pimentão e o tomate, todos picados, até que fiquem macios. Tempere com açafrão e páprica defumada.

Depois acrescente a soja e a couve-flor reservadas, os embutidos veganos opcionais e a maniva cozida. Deixar cozinhar por 15 minutos em fogo médio sempre prestando atenção pra não queimar o fundo.

Desligue o fogo, acrescente as castanhas, corrija o sal, regue azeite. Mexa bem e sirva a seguir com seu arroz zilmar de preferência.